Um breve resumo da nossa história!

Bem, vamos lá!

Aos 39 anos, conheci o Marcos, hoje meu marido (minha alma gêmea, meu amigo e meu amor), meio que sem querer, na internet.

Foi uma coisa muito louca pois, dez dias após o primeiro contacto virtual, houve nosso primeiro encontro real.
Morava-mos em cidades diferentes ( eu em SP e ele no RJ), então a saudade batia forte.
Três meses depois do primeiro encontro, ficamos noivos em mais três meses, nos casamos em Angra dos Reis, onde fomos morar.
Seis meses após casarmos, eu já estava com meus 40 anos, quando fiquei grávida e aí começou a realização do meu maior sonho, o de ser mãe.
Claro que com 40 anos, surgiram muitos medos e dúvidas quanto a saúde do meu bebê e a minha também mas fiz todo o acompanhamento médico necessário, dieta com nutricionista, e apesar de ser fumante e gostar de uma cervejinha nos finais de semana, não tive o menor problema em me abster disso tudo no dia em que peguei o resultado positivo nas mãos.
Hoje Gabriel é um menino lindo e saudável de 6 anos e aqui, vou contar essa história desde o começo mesclada a divagações e fatos do nosso dia-a-dia.

Dr. Içame Tiba

Leitura obrigatória para pais e educadores


Dr. IÇAMI TIBA LANÇA





QUEM AMA, EDUCA! - FORMANDO CIDADÃOS ÉTICOS

EM VERSÃO ATUALIZADA E NOVO FORMATO



No ano em que comemora 40 anos de carreira, o psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba, especialista em temas inerentes à adolescência, lança versão totalmente revista e atualizada de seu maior sucesso no mercado editorial. Quem Ama, Educa! Formando cidadãos éticos, obra considerada referência para pais e educadores, defende a tese de que a educação é um processo contínuo de aprendizado e prática da cidadania ética. 



Existe uma receita para formar cidadãos independentes, éticos, entusiasmados - enfim, educar filhos para que eles sejam realmente felizes?  Em Quem Ama, Educa! – Formando cidadãos éticos, versão contemporânea revisada e ampliada do maior sucesso do psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba, que a Integrare Editora lançou em comemoração aos seus 40 anos de carreira (320 pp., R$ 35,90 – formato diferenciado: 16 x 23), o autor mostra que “cada caso é um caso”; que não há receitas prontas para lidar com a educação dos filhos e, ao mesmo tempo, aponta caminhos possíveis para alcançar méritos nesse campo: “Os pais precisam estar preparados para agir como educadores. Precisam colocar a educação dos filhos em primeiro plano, como prioridade” – destaca o especialista.



Quem Ama, Educa! – Formando cidadãos éticos chegou às livrarias brasileiras em novembro e, nos próximos meses, a obra deverá ser lançada em toda a América Latina. Editada em países como Itália, Portugal e Espanha, a primeira versão da obra (Quem Ama, Educa!) figurou por dois anos na lista dos livros mais vendidos e alcançou, até agora, a marca de 600 mil exemplares vendidos.



A necessidade de reescrever a obra que alcançou a posição de maior best-seller da educação brasileira surgiu a partir do constante processo de mudança e evolução da sociedade globalizada: “Hoje, um período de tempo não menor do que cinco anos já é suficiente para determinar uma nova geração. Valores que se mantiveram intactos por décadas, podem ser substituídos em pouquíssimo tempo. São alguns dos efeitos da geração digital” – afirma Dr. Tiba.



Na atual geração, os pais ganharam novas ferramentas para lidar com as crianças, determinadas pelos progressos tecnológicos: telefone celular, internet, entre outras. Por tudo isso, estar atualizado é palavra de ordem para os pais dos tempos modernos. Segundo o autor, é praticamente impossível ser um bom educador baseado somente nas próprias experiências como filho. As crianças de hoje são mais espertas do que as de gerações anteriores, estimuladas inclusive pelo avanço das máquinas. Entretanto, segundo o autor, as máquinas nem de longe substituem o papel do homem, que tem a missão de passar a seus filhos valores como respeito, confiança, carinho e amor.



A versão contemporânea de Quem Ama, Educa! Formando cidadãos éticos aprofunda os conceitos da Teoria Integração Relacional. Criada pelo autor, a teoria reúne ingredientes para uma educação de qualidade, entre eles, diferenciais como a religiosidade, que embora remeta à idéia de religião, não tem o mesmo significado: religiosidade, destaca o especialista, quer dizer a força do amor, o poder de gente gostar de gente. Disciplina, gratidão, cidadania e ética são outros diferenciais para melhor educar. Justamente por essa preocupação com a ética na educação, o autor dedica a terceira e última parte do livro exclusivamente ao tema: “Formando Cidadãos Éticos” que se concentra nos valores da Cidadania Familiar.



De acordo com o conceito Cidadania Familiar, o princípio fundamental para o sucesso na interação com os filhos parte do funcionamento adequado das famílias: “A família precisa funcionar como uma equipe. Todos os membros devem fazer o melhor que podem para não sobrecarregar ninguém”- alerta o especialista. Além disso, os integrantes da família que seguem os preceitos da Cidadania Familiar, não podem fazer em casa o que não devem fazer fora dela. “Na cidadania familiar todos têm seus direitos e deveres. Assim, o filho pode incorporar os deveres e torná-los gestos naturais como, por exemplo, guardar um brinquedo no lugar após a brincadeira. Essa forma de distribuição de direitos e deveres cria a responsabilidade” – comenta Dr.Tiba.

Entre os capítulos discutidos pelo Dr. Içami Tiba dentro de “Formando Cidadãos Éticos” destacam-se, além de “Cidadania Familiar”, “Ética Progressiva”, o capítulo 4 (dedicado ao Ciúme), o capítulo 5 (que trata do filho enquanto estudante), e, por fim, os capítulos 6 e 7; o primeiro, Herdeiros – esperadores, e o segundo, Sucessores – empreendedores, os dois referem-se à relação dos filhos com o que devem herdar de seus pais.





De leitura fácil e dinâmica Quem Ama, Educa! Formando cidadãos éticos convida pais, familiares e educadores interessados em aprimorar suas competências comportamentais e habilidades na educação de seus filhos a refletirem a partir de conceitos elaborados pelo autor.



A Integrare Editora, por ter uma proposta de ser uma empresa socialmente responsável e por acreditar que o papel das empresas vai além de pagar impostos e gerar empregos, destina uma porcentagem do faturamento de todo lançamento para uma entidade não-governamental reconhecida, atitude que faz parte de sua política empresarial.



Por essa razão, destina um porcentual da venda desta obra para a ONG Enkyo, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, voltada para a execução de projetos que contribuam para a ampliação e efetivação dos direitos humanos e o fortalecimento da cidadania especialmente das colônias japonesas.



 “Ao publicar este livro, Quem Ama, Educa! Formando cidadãos éticos, Içami Tiba traz ao leitor inspiração para educar com amor. Doar parte da renda obtida por esta publicação para a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo também é um ato de amor.”

Ignácio Tadayoshi Morigushi

 Presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo



Içami Tiba



Dr. Içami Tiba, psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, já realizou mais de 76 mil atendimentos psicoterápicos a adolescentes e suas famílias em clínica particular. Seus 22 títulos ultrapassam dois milhões de vendas. Proferiu mais de 3.300 palestras, no Brasil e no exterior, para empresas nacionais e multinacionais, escolas, associações e instituições. 

Entre os títulos publicados estão 
Adolescentes: Quem Ama, Educa!; Disciplina: limite na medida certa. Novos paradigmas; Ensinar Aprendendo. Novos paradigmas na educação; Seja Feliz, Meu Filho.  

Edição ampliada e atualizada
Educação & Amor; Juventude & Drogas: Anjos Caídos, entre outros.

É membro da equipe técnica da Associação Parceria Contra as Drogas (APCD) e referência para seus pares: em 2004, em pesquisa realizada pelo Ibope no Conselho Federal de Psicologia, foi apontado como terceiro autor de referência e admiração, atrás apenas de Sigmund Freud e Gustav Jung.





Related Posts with Thumbnails

Nossas musicas favoritas